Finalmente chegou o dia da primeira consulta
com um médico do SUS!!
Um dia antes, recebi um telefonema da UBS
para lembrar-me que às 16h30 do dia seguinte eu tinha consulta agendada
com o dr. Felipe. Surpresa, agradeci a lembrança e confirmei minha
presença.
A faxineira do prédio havia dado uma dica
muito importante e que fiz questão de seguir: "chegue um pouco mais
cedo, porque sempre tem quem falte e se você já estiver por lá, será
atendida antes".
Muito bem, foi o que fiz! Saí de casa por
volta de 15h30 e fui caminhando.
Cheguei lá às 15h45, me informei onde
era a consulta e fui muito bem atendida. Chegando ao local, dirigi-me a um
rapaz no balcão que me pediu a carteirinha do SUS e a da UBS. Informei a
ele que só tinha a do SUS e ele perguntou se era minha primeira
consulta. Com a resposta positiva, ele me explicou que então faria a
carteirinha da UBS, que é preparada somente no dia da primeira consulta.
Finalizando o preenchimento, ele me entregou e pediu pra aguardar nas
cadeiras à sua frente que o médico já iria chamar. Eram 15h50.
Havia seis cadeiras e todas ocupadas. Ao me
aproximar, dois médicos chamaram duas pacientes e assim que elas se
apresentaram para a consulta, sentei para aguardar minha vez. Cumprimentei uma
senhora que estava na cadeira ao lado e ela já reclamou da demora, que
estava lá há algum tempo e que, provavelmente, eu também esperaria muito.
Na hora pensei: "xiiii, tô ferrada! Só vou sair daqui à noite... "
Mas ela mal terminou de dizer isso e o médico
chamou meu nome no microfone. Nem esquentei a cadeira de espera! (Depois
acabei descobrindo que a senhora estava lá há muito tempo esperando, não
porque estava demorado o atendimento, mas porque ela não parou quieta na
sala de espera, saía toda hora e, com isso, foi ficando para trás).
No consultório, o médico fez a entrevista de
praxe e perguntou se eu estava ali por um motivo específico ou era só
rotina. Expliquei a ele que havia 1 ano estava sem convênio e que não
fazia meus exames de rotina, além de estar com uma tosse chata e que me
doía o peito, por forçar demais tossindo.
Ele pediu para que eu me sentasse na maca,
mediu minha pressão e temperatura, auscultou coração e pulmão e examinou
meus olhos e garganta.
Disse que estava tudo bem com meus pulmões,
batimentos cardíacos normais, temperatura e pressão normais e que iria
solicitar uma série de exames iniciais, para sabermos se estava tudo bem.
E assim, solicitou exames laboratoriais
(hemograma completo, exames da tireoide, glicemia de jejum, além de fezes
e urina) e fez uma receita de 2 vidros de xarope para a tosse. Perguntei
se era algum xarope antibiótico e se seria necessário levar a receita e mais
documento na farmácia e, pra minha surpresa, ele disse que era só levar
essa receita ao lado da recepção, que eu pegaria os dois vidros de graça.
A primeira coisa que pensei: "caramba, além de pagarmos uma nota de
convênio, ainda saímos das consultas com um monte de receitas e deixamos
outra fortuna nas farmácias e aqui é tudo de graça... que maravilha!!"
Saí do consultório às 16h10 (lembrem-se que
minha consulta estava marcada para 16h30!!) e dirigi-me à farmácia para
pegar os vidros de xarope e depois fui à recepção para marcar a data de
coleta dos exames. Ali demorou bastante, mas nada que não pudesse esperar
um pouco mais, afinal, estava adiantada no horário!
Exames agendados para, exatamente, 46 dias
após aquela data, com resultado depois de 15 dias e retorno com o médico,
agendado naquela mesma hora, para depois de 10 dias da data do resultado
(porque nesse período o médico estaria de férias). Me animei!!
Procurei o setor de exames laboratoriais para
retirada da lista de procedimentos, horário de funcionamento da coleta e
aqueles potinhos horríveis pros exames de fezes e urina... argh!
A nota da primeira impressão? 7,0! É ruim?
Nem tanto. Pode melhorar? Muito! Mas seria injusto falar mal, se tudo
ocorrera tão bem e todos foram tão amáveis!
A estrutura do prédio não é a das mais
bonitas, lá dentro não tem cara de hotel 5 estrelas, o consultório do
médico não tem computador e nem cadeiras confortáveis que a gente parece
ser abraçado ao se sentar, as recepcionistas não são um primor de
educação, mas de um modo geral, a experiência está mais pra bom do que pra
ruim.
E vamos aguardar o dia do exame!!
Vejo vocês no próximo post!